Compliance

WORD FROM THE BOARD

The Arotubi Conduct Manual is a way of expressing our desire to conduct our business in a transparent, professional, ethical manner and with reciprocal respect. Based on our values ​​and best practices, the manual establishes the standard of behavior we expect from our employees.

Our manual is a guide to the actions and decisions we make, from the most common to the most important. These guidelines apply to everyone who interacts with Arotubi, that is, employees, suppliers, service providers, customers, business partners and government institutions.

We expect from you a commitment to practicing and sharing the moral and ethical values ​​inspired by this manual, helping our company maintain exemplary behavior with all its interlocutors.

 

IDEOLOGIA:

– NEGÓCIO: extrusão e trefilação de tubos de alumínio e fabricação de componentes derivados.

– MISSÃO: gerar soluções de valor em tubos, componentes e serviços através dos “olhos” dos clientes;

VISÃO: expandir participação de mercado e mix de produtos com aumento de performance;

– VALORES: Valorização de Pessoas, Responsabilidade Social, Respeito ao Meio Ambiente, Zelo pelo Patrimônio, Conscientização, Comprometimento, Olhos no Cliente, Busca da Excelência.

 

PDCA – PLANO DE CONTROLE AROTUBI:

– SUSTENTABILIDADE: Para a Arotubi, fazer uma gestão consciente e objetiva é voltar nosso olhar para as questões ambientais, humanas, sociais e de governança. Trabalhamos para garantir a estabilidade e sustentabilidade socioeconômica, através de boas práticas alinhadas ao cenário global;

– PESSOAS: Proporcionar o desenvolvimento e valorização profissional e pessoal de cada colaborador através de boas práticas de gestão de pessoas, é o que faz da Arotubi uma empresa com alto senso de pertencimento, alinhado a Ideologia, Missão, Visão e Valores;

– QUALIDADE: Mais do que clientes, temos parceiros de negócios. Para a Arotubi, na construção de uma relação de longo prazo, o requisito de qualidade de produtos, processos e entrega é primordial;

– CUSTOS: Promover a otimização dos recursos disponíveis através de ações sustentáveis, com uma gestão qualificada, capaz de agir de forma crítica e estratégica, habilita a Arotubi a participar de mercados extremamente competitivos;

– SEGURANÇA: os colaboradores são um dos patrimônios da Arotubi. Nosso senso de responsabilidade se inicia através do cuidado com a segurança e a saúde. A dedicação para promover um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável é um dos propósitos nos quais evoluímos diariamente.

 

OBJETIVO:

Estabelecer as condutas que orientam o negócio e os relacionamentos da Arotubi, por meio de sua governança corporativa e de seus colaboradores, de forma ética, transparente, profissional e de respeito mútuo.

Este documento não contempla todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, entretanto, define os princípios básicos que devem nortear as nossas condutas em qualquer situação.

O Manual de Conduta se aplica a todos os que se relacionam com a Arotubi, independentemente da sua posição hierárquica ou área de atuação.

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

A adoção de princípios éticos e comportamentais pela Arotubi reflete o tipo de organização que fazemos parte. Todos os colaboradores devem agir de acordo com o Manual de Conduta, políticas, procedimentos internos e legislações vigentes. Qualquer violação a tais normas será considerada falta grave, possibilitando a aplicação de sanções legais e medidas disciplinares.

Sempre que estiver diante do que pensa ser uma situação que traga implicações éticas ou comportamentais, antes de tomar uma atitude, questione-se:

1 – está de acordo com a legistação e normas da empresa?

2 – é etico?

3 – trará uma exposição positiva para mim ou para Arotubi?

Se a resposta for não para uma ou mais destas perguntas, NÃO FAÇA!

A omissão também é considerada uma atitude anti ética, passivel de punição. Caso tenha dúvidas ou identifique alguma situação que viole este Código e/ou as legislações vigentes, contate o seu gestor ou, se preferir, relate o caso no Você tem Voz. As informações fornecidas por meio deste canal serão sempre tratadas com sigilo e confidencialidade.

 

RELAÇÕES E COMPORTAMENTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Nosso compromisso é promover um ambiente de trabalho ético, seguro e saudável para todos. Para isso, algumas atitudes com os colegas de trabalho são fundamentais, como respeito, educação e cooperação.

Para manter um ambiente de transparência, confiança mútua e responsabilidade em todos os níveis, adotamos as seguintes praticas:

TRABALHO INFANTIL – Na Arotubi incentivamos a empregabilidade de jovens, através da Lei 10.097/200, contratando e desenvolvendo estes para posições internas ou no preparo para mercado externo.

TRABALHO ESCRAVO – Trabalho forçado ou involuntário não será tolerado. Isso inclui trabalho prisional, servil, forçado e/ou outras formas de  trabalho contra a vontade ou escolha de alguém.

 

ASSÉDIO, PRECONCEITO, ABUSO OU DISCRIMINAÇÃO

Na Arotubi reconhecemos e respeitamos as diferenças. Não permitimos ou toleramos qualquer tipo de assédio, discriminação, preconceito ou tratamento vexatório entre colaboradores, prestadores de serviços, clientes ou fornecedores. Consideramos inadmissíveis:

  • Preferências ou favorecimentos decorrentes de afinidade pessoal, posição social, hierárquica ou tempo de trabalho;
  • Atitudes ou palavras que possam ser caracterizadas como assédio moral ou sexual;
  • Intimidações, humilhações, ameaças ou atitudes abusivas, sejam por meio de gestos, palavras ou comportamentos contra a integridade moral e física de qualquer pessoa;
  • Discriminação com base em raça, cor, etnia, sexo, idade, estado civil, religião, orientação sexual, necessidades especiais, aparência, origem, convicção política ou qualquer outra forma de preconceito.

 

 

CONFLITOS DE INTERESSE

A utilização da posição ou da influência de um colaborador para promover interesses particulares pode gerar conflito com a Arotubi, em função da conduta inadequada. Não podem acontecer:

  • Qualquer tipo de favorecimento, vantagens materiais ou financeiras que um colaborador receba de um dos nossos fornecedores ou de prestadores de serviços;
  • Utilização indevida de informações privilegiadas obtidas dentro da Arotubi;
  • Atividades paralelas que sejam exercidas pelo colaborador durante o horário de trabalho, dentro das dependências ou com a utilização dos recursos da  Arotubi;
  • A Arotubi não permite o comércio de quaisquer produtos ou serviços e consultorias em suas dependências e nem que tais atividades sejam exercidas com a utilização de recursos da empresa, por quaisquer pessoas, independente de vinculo;
  • Relação de parentesco entre colaborador e fornecedor ou prestador de serviço que comprometa a imparcialidade nos negócios;
  • Realização, pelo colaborador, de outras atividades profissionais que possam interferir nos negócios da Arotubi, mesmo que exercidas fora do horário de trabalho;
  • Qualquer favorecimento injustificável, direcionado pelo colaborador a um determinado cliente, em detrimento dos demais clientes ou dos interesses da própria Arotubi, em especial quando esse profissional mantiver qualquer relacionamento social ou afetivo com o favorecido;
  • Que os colaboradores usufruam das suas posições para solicitar favores pessoais, obter qualquer tipo de presente ou brinde de qualquer pessoa, fornecedor ou prestador de serviço;
  • Recebimento de presentes, brindes ou oportunidades de entretenimento inapropriados que possam prejudicar as decisões de negócios da Arotubi. Quando não sendo possível rejeitar estes, os mesmos deverão ser destinados ao RH para sorteio entre todos os colaboradores da empresa.Fica liberado o recebimento de agendas, canetas e acessórios logomarcados para uso nas atividades internas de trabalho.
 

ANTISSUBORNO

  • A prática de suborno e corrupção não será tolerada de forma alguma. Todos os colaboradores devem recusar qualquer vantagem pecuniária, favores e benefícios, seja de que forma for, em favor próprio ou de terceiros, que possam representar relacionamento impróprio ou prejuízos financeiros ou de imagem da empresa;
  • Os colaboradores não devem, em qualquer hipótese, praticar ou permitir que se pratique conduta que se configure tentativa ou  prática de suborno ou corrupção, tais como: aceitar, obter, financiar, custear, pagar, prometer, patrocinar ou autorizar, direta  ou indiretamente, qualquer benefício, pecuniário ou não, seja de que forma for, em favor próprio ou de quem quer que seja.
    •  

 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

ACESSO ELETRÔNICO –  o colaborador é o único responsável por suas senhas (rede, meios eletrônicos e sistemas) para a realização dos acessos, que são pessoais e intransferíveis. Nunca divulgue-as aos seus colegas de trabalho, dessa forma, você garante a segurança da informação e dos dados da Arotubi.

O uso dos recursos de TI deve seguir estritamente as orientações da política de Segurança da Informação. Não são permitidas cópias ilegais de software, utilização de produtos piratas e acesso a sites não relacionados às atividades de trabalho.

USO DE IMAGENS – para garantir a segurança das pessoas e preservar os processos industriais da Arotubi, fica expressamente proibido o uso de celulares pessoais no ambiente fabril da empresa, seja por colaboradores, terceiros e/ou prestadores de serviços, quando não autorizado.

O uso do telefone corporativo deve ser restrito aos assuntos de trabalho. Este recurso pode ser usado para assuntos não relacionados ao trabalho de maneira rápida e ocasional.

Fica também proibido fotos e filmagens de pessoas ou processos sem as devidas autorizações pelo gestor da área, bem como a publicação destas em qualquer rede.

Fica permitido o uso de celulares nos eventos festivos da Arotubi, desde que sigam as regras acima.

 

LGPD

A LGPD se aplica a todas as empresas de todos os setores da economia que realizem o tratamento de dados pessoais, independentemente do meio (físico ou digital), do país de sua sede ou do país onde estejam localizados os dados.

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em agosto de 2018, que estabelece regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o seu não cumprimento.

DADOS SENSÍVEIS – se uma informação permite identificar, direta ou indiretamente, um indivíduo que esteja vivo, então ela é considerada um dado pessoal: nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, telefone, endereço residencial, localização via GPS, retrato em fotografia, prontuário de saúde, cartão bancário, renda, histórico de pagamentos, hábitos de consumo, preferências de lazer; endereço de IP (Protocolo da Internet) e cookies, entre outros. Nosso dever é proteger estes dados.

CONTRATAÇÕES E INDICAÇÕES

CADASTROS DE CURRÍCULOS – atendendo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, serão aceitos Currículos apenas via cadastro no site da Arotubi, na página Trabalhe Conosco. Para os casos de indicação, basta utilizar o campo disponível no formulário;

RELAÇÃO DE PARENTESCO – na Arotubi reconhecemos que a indicação de pessoas é uma demonstração de orgulho em pertencer e incentivamos a contratação de familiares, pois entendemos que estamos num ambiente que gera confiança e empregabilidade. Para que os controles internos da Arotubi não sejam fragilizados, não são permitidos que os familiares atuem em níveis de subordinação direta, indireta, no mesmo setor, turno ou área de trabalho, assim preservamos a moral e ética nas relações internas.

Quando houver situações desta natureza, o colaborador impactado deve informar o seu gestor imediato e a área de Recursos Humanos.

AMBIENTE DE TRABALHO
– SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A Arotubi considera fundamental possuir um ambiente de trabalho seguro e saudável para o desempenho das atividades de seus colaboradores e preocupa-se com o equilíbrio destes com o meio  ambiente.

Buscamos constantemente eliminar riscos ocupacionais, minimizar os impactos ambientais das atividades laborais respeitando a legislação vigente e adotando as seguintes ações:

  • PGR (PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS);
  • PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL);
  • Medicina do Trabalho – atendimento médico para os colaboradores;
  • Ginástica Laboral – objetivo de melhorar o condicionamento em suas atividades laborais e contribuir para a qualidade de vida do colaborador.

NORMAS DE SEGURANÇA – siga todas as normas de segurança e em qualquer situação de dúvidas e possível risco, acione o cipeiro da área e o time do SESMT. Evite acidentes!

EPI´S – é obrigatório o uso de EPI´s nas áreas que proporcionam riscos, identificadas pelo SESMT, por todas as pessoas que as acessam.

Aos colaboradores administrativos, terceiros, prestadores de serviços e visitantes que precisarem transitar nas áreas de produção, fica obrigatorio o uso de sapato de segurança, óculos e protetor auditivo (plug) pelo tempo presente nestas áreas.

Tome consciência que é a sua INTEGRIDADE que está em jogo!

CIRCULAÇÃO NOS AMBIENTES – fique atento ao trânsito de veículos e empilhadeiras nas diversas áreas na Arotubi. Não se distraia com uso de celular.

ATIVIDADES COM TERCEIROS – toda e qualquer atividade a ser realizada por terceiros nas dependências da Arotubi deve ter a liberação do SESMT.

AMBIENTE DE TRABALHO
– GESTÃO AMBIENTAL

Para a Arotubi, cuidar do meio ambiente está atrelado a sua Missão, Visão e Valores. Isto é evidenciado através dos processos aplicados diariamente, de práticas adotadas nas medições dos riscos ambientais, das reciclagens, separação de resíduos e coleta inteligente, preservando a saúde das pessoas e do meio ambiente.

SUSTENTABILIDADE – fazer uma gestão consciente e objetiva é voltar o olhar para as questões ambientais, humanas, sociais e de governança. Trabalhamos para garantir estabilidade e sustentabilidade sócio econômica, através de boas práticas alinhadas ao cenário global.

RELACIONAMENTO COM CLIENTE

NOSSOS CLIENTES – o cliente é o foco do nosso negócio e a chave para o nosso sucesso. Por isso, o nosso compromisso é construir relacionamentos sólidos e confiáveis, aprimorar o atendimento, garantir a qualidade e prazo de entrega dos nossos produtos.

QUALIDADE ASSEGURADA –  através da garantia da qualidade em nossos produtos, viabilizamos a satisfação e sustentabilidade da relação com nossos clientes.

É responsabilidade de cada um na Arotubi seguir todas as políticas e procedimentos relacionados com a qualidade em toda a cadeia de valor e promover constantemente as melhorias necessárias de forma sistemática e contínua.

Em casos de desvios de qualidade onde o cliente ou a empresa possam ser impactados, o colaborador deve comunicar imediatamente o responsável da área de Qualidade para análise do risco.

CUSTOS – é através do olhar para custos que buscamos a competitividade de nossos produtos sem prejuízos para saúde financeira da Arotubi e também garantimos a empregabilidade de nossos colaboradores.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O compromisso e a dedicação da Arotubi não se limitam aos seus clientes. Possuímos políticas internas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental daqueles que, direta ou indiretamente, fazem parte da nossa realidade. Como uma das bases de nossos valores é o respeito e a valorização das pessoas, a Arotubi preza pelo bem-estar de seus colaboradores. Realizamos ações e eventos internos, proporcionando apoio aos colaboradores com necessidades específicas e desenvolvimento profissional através da capacitação.

Além do trabalho com o público interno, atuamos junto a instituições que tenham projetos de captação nos fundos de Criança e Adolescente, de Esporte, de Idoso e de Cultura. Entre as entidades atendidas estão o Hospital Pequeno Príncipe, Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Projeto Meninos de 4 Pinheiros e há quase dez anos, caminhamos juntos ao Festival de Curitiba, um dos maiores festivais culturais da América Latina. Tais iniciativas fazem com que a Arotubi se fortaleça cada vez mais através de uma relação transparente e ética com todos seus colaboradores, fornecedores, clientes e demais parceiros de negócios.

Principais projetos sociais:

  • Instituto Incanto;
  • Hospital Pequeno Príncipe;
  • Meninos de 4 Pinheiros;
  • Instituto Compartilhar;
  • Pequeno Cotolengo;
  • Festival de Curitiba;
  • Paróquia Sagrada Família;
  • Associação de Moradores Anjos do Bem da CIC.
 
 

COMUNICAÇÃO COM O COLABORADOR

ALINHAMENTOS COM COLABORADOR – nosso objetivo é termos a informação fluindo em todos os níveis, de forma transparente e direta. Para uma comunicação mais interativa, praticamos ações com os colaboradores:

– Café com a Direção: colaboradores de diversas áreas, mensalmente;

– Encontro de Alinhamento: com todos os colaboradores, semestralmente;

– Reunião de Indicadores: com todo o time de gestão, mensalmente.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA AROTUBI – nosso objetivo é termos um ambiente de trabalho transparente e de fácil comunicação. Os meios pelos quais os colaboradores podem se comunicar, além dos seus líderes/gestores, são:

  • Time de Comunicação – colaboradores de diversas áreas aptos para receber as informações, sugestões ou reclamações e tratá-las com RH;
  • Você tem Voz – canal disponível através de caixas de sugestões em pontos estratégicos da empresa e link (https://forms.gle/HTTWTbLX2HjqcGYQ9), garantindo a confidencialidade da situação e do colaborador;
  • E-mail da LGPD – lgpd@arotubi.com.br;
  • Whatsapp RH & DP;
  • Presencialmente no RH.
 

CANAL DE DENÚNCIA DO COLABORADOR

COMO FAZER UMA DENÚNCIA?  

Opção I: VOCÊ TEM VOZ! Escreva a  denúncia em um papel e deposite nas urnas localizadas nas fábricas ou acesse o link e escreva sua denúncia;

Opção II: entre em contato direto com a Gerência de RH;

Opção III: procurar a Direção.

MONITORAMENTO – a Direção e o Time de Gestão são responsáveis por disseminar, monitorar e garantir o cumprimento ao Manual de Conduta.

Quando surgirem situações ou suspeitas de violação, a comunicação deverá ser feita prontamente ao RH e as denúncias devem conter o máximo de informações e evidências que as comprovem, a fim de possibilitar a averiguação dos fatos.

É garantido o direito da denúncia ser feita anonimamente e, em caso de identificação, é garantido o sigilo do denunciante.

DÚVIDAS SOBRE ESTE MANUAL DE CONDUTA ENTRE EM CONTATO COM O RH:

WHATSAPP COMUNICAÇÃO – (41) 99171-7691

E-mail: comunicacao@arotubi.com.br

Em 2023 foi sancionada a Lei nº 14.611/2023, o Decreto nº 11.795/2023 e a Portaria nº 3.714/2023, que defende a obrigatoriedade de igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres. Para a Arotubi, este tema ultrapassa o cumprimento desta, pois nossas tratativas se elevam à uma esfera de performance e desempenho, sem distinção a sexo ou gênero da pessoa colaboradora. Reconhecemos a importância de ter equipes diversas, promovendo equilíbrio em um ambiente de trabalho produtivo e sustentável.

Abaixo destacamos notas explicativas sobre o Relatório de Igualdade e Transparência Salarial:

1ª: Ao analisarmos o Relatório de Transparência Salarial, percebemos que existem discrepâncias que sugerem a possibilidade de informações não alinhadas com a realidade operacional e legal da nossa empresa. É importante ressaltar que, no curso de nossas análises internas, estamos considerando criteriosamente todas as disposições legais aplicáveis, incluindo, mas não se limitando ao artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para garantir que todas as variáveis relevantes, conforme previsto na legislação trabalhista, tenham sido devidamente consideradas. As informações expostas nestes relatórios são com base na RAIS 2022.

2ª: No organograma institucional da Arotubi, nas posições em cargos de gestão, nosso público está em:

3ª: É importante destacar que as diferenças remuneratórias apontadas no Relatório de Igualdade Salarial não configuram, em nenhuma hipótese, discriminação de gênero. Temos inúmeras variáveis que podem impactar nestas informações, como exemplo: posições que exigem aptidão física, tempo de empresa, entre outras.

Comprometemo-nos a manter todos informados sobre o progresso de nossa análise e sobre as medidas que serão adotadas para assegurar a continuidade de nossas práticas justas de remuneração.

LINKS PARA DOWNLOAD DOS RELATÓRIOS:

Relatório Transparência – ATC Relatório Transparência – ATS

Yes, you can talk to us e and we always want to hear you!

In addition to the other means of communication existing at Arotubi and the physical boxes where you can write a message, we created the virtual space of Você tem Voz.

This is a safe channel where you can bring suggestions, points for improvement and various complaints.

 

SEND US A MESSAGE!


Click on the image to open the form ”You can talk“

At AROTUBI, privacy and security are priorities and we are committed to the transparency of the processing of personal data of our users/customers. Therefore, this Privacy Policy establishes how the collection, use and transfer of information from customers or other people who access or use our website is done.

By using our services, you understand that we will collect and use your personal information in the ways described in this Policy, under the Data Protection rules (LGPD, Federal Law 13,709/2018), the consumerist provisions of Federal Law 8078/1990 and the other rules of the applicable Brazilian legal system.

Thus, Arotubi Indústria e Componentes and Arotubi Sistemas para Gás, hereinafter referred to simply as “AROTUBI”, enrolled with the CNPJ/MF under No. 02.223.370/0001-13 and 07.857.242/0001-45, as Data Controller, is bound by the provisions of this Privacy Policy.

  1. What data do we collect about you and for what purpose?

Our website collects and uses some personal data from you, in order to enable the provision of services and improve the experience of use.

1.1. Personal data provided by the holder

  • In the contact form are requests, name, email and telephone for proper response. The data informed is kept on record.

1.2. Personal data collected automatically

  • No data is collected automatically.
  1. How do we collect your data?

In this sense, the collection of your personal data occurs as follows:

  • Contact only

2.1. Consent

It is from your consent that we process your personal data. Consent is the free, informed and unambiguous expression by which you authorize Arotubi to process your data.

Thus, in accordance with the General Data Protection Law, your data will only be collected, processed and stored with prior and express consent.

Your consent will be obtained specifically for each purpose described above, showing AROTUBI’s commitment to transparency and good faith towards its users/customers, following the relevant legislative regulations.

By using AROTUBI’s services and providing your personal data, you are aware of and consent to the provisions of this Privacy Policy, in addition to knowing your rights and how to exercise them.

At any time and at no cost, you may revoke your consent.

It is important to highlight that the revocation of consent to the processing of data may imply the impossibility of the adequate performance of some functionality of the site that depends on the operation. Such consequences will be informed in advance.

  1. What are your rights?

AROTUBI guarantees its users/customers their rights of holder provided for in article 18 of the General Data Protection Law. In this way, you can, free of charge and at any time:

  • Confirm the existence of data processing, in a simplified way or in a clear and complete format.
  • Access your data, being able to request it in a legible copy in printed form or by electronic, secure and suitable means.
  • Correct your data, when requesting the editing, correction or updating of these.
  • Limit your data when unnecessary, excessive or treated in non-compliance with legislation through anonymization, blocking or deletion.
  • Request the portability of your data, through a report of the registration data that AROTUBI handles about you.
  • Delete your processed data from your consent, except in cases provided for by law.
  • Revoke your consent, disallowing the processing of your data.
  • Be informed about the possibility of not providing your consent and about the consequences of denial.
  1. How can you exercise your rights as a holder?

To exercise your holder rights, you must contact AROTUBI through the email shared at the end of this page.

In order to ensure your correct identification as the holder of the personal data subject of the request, it is possible that we request documents or other evidence that can prove your identity. In this case, you will be informed in advance.

  1. How and for how long will your data be stored?

Your personal data collected by AROTUBI will be used and stored for the time necessary to provide the service or for the purposes listed in this Privacy Policy to be achieved, considering the rights of data subjects and controllers.

In general, your data will be kept for as long as the contractual relationship between you and AROTUBI lasts. After the period of storage of personal data, they will be deleted from our databases or anonymized, except for the cases legally provided for in article 16 General Data Protection Law, namely:

I – compliance with legal or regulatory obligation by the controller;

II – study by research body, guaranteed, whenever possible, the anonymization of personal data;

III – transfer to a third party, provided that the data processing requirements set forth in this Law are respected;

or

IV – exclusive use of the controller, its access by a third party is prohibited, and provided that the data is anonymized.

That is, personal information about you that is essential for compliance with legal, judicial and administrative determinations and/or for the exercise of the right of defense in judicial and administrative proceedings will be maintained, despite the exclusion of other data.

The storage of data collected by AROTUBI reflects our commitment to the security and privacy of your data. We employ technical protection measures and solutions capable of guaranteeing the confidentiality, integrity and inviolability of your data. In addition, we also have security measures appropriate to the risks and control of access to stored information.

  1. What do we do to keep your data safe?

To keep your personal information safe, we use physical, electronic and managerial tools aimed at protecting your privacy.

We apply these tools taking into account the nature of the personal data collected, the context and purpose of the processing and the risks that possible violations would generate for the rights and freedoms of the data subject collected and processed.

Among the measures we have adopted, we highlight the following:

  • Only authorized persons have access to your personal data;
  • Access to your personal data is done only after the commitment of confidentiality;
  • Your personal data is stored in a safe and suitable environment.

AROTUBI undertakes to adopt the best practices to avoid security incidents. However, it should be noted that no website is entirely safe and risk-free. It is possible that, despite all our security protocols, third party fault issues occur exclusively, such as hacker cyberattacks, or also as a result of the negligence or recklessness of the user/client himself.

In the event of security incidents that may generate a relevant risk or damage for you or any of our users/customers, we will communicate to those affected and the National Data Protection Authority about what happened, in accordance with the provisions of the General Data Protection Law.

  1. With whom can your data be shared?

In order to preserve your privacy, AROTUBI will not share your personal data with any unauthorized third party.

Your data may be shared with our business partners described on the website as partners. In addition, there are also other events in which your data may be shared, which are:

I – Legal determination, request, requisition or court order, with competent judicial, administrative or governmental authorities;

II – Case of corporate transactions, such as merger, acquisition and incorporation, automatically;

III – Protection of the rights of (simplified corporate name) in any type of conflict, including those of judicial content.

7.1. International data transfer

Some of the third parties with whom we share your data may be located or have facilities located in foreign countries. In these conditions, in any case, your personal data will be subject to the General Data Protection Law and other Brazilian data protection laws. In this sense, AROTUBI undertakes to always adopt efficient cybersecurity and data protection standards, in the best efforts to ensure and comply with legislative requirements.

By agreeing to this Privacy Policy, you agree to this sharing, which will take place according to the purposes described in this instrument.

  1. Cookies or browsing data

AROTUBI makes use of Cookies, which are text files sent by the platform to your computer and stored on it, which contain information related to the navigation of the site. In short, Cookies are used to improve the user experience.

By accessing our website and consenting to the use of Cookies, you acknowledge and agree to the use of a navigation data collection system with the use of Cookies on your device.

You can, at any time and at no cost, change permissions, block or refuse Cookies. However, the revocation of the consent of certain Cookies may prevent the correct functioning of some features of the platform.

To manage the cookies of your browser, just do it directly in the browser settings, in the Cookies management area.

  1. Changes to this Privacy Policy

The current version of the Privacy Policy was last formulated and updated at: 12/22/2022.

We reserve the right to modify this Privacy Policy at any time, mainly due to the adequacy of any changes made on our website or in legislative scope. We recommend that you review it frequently.

Any changes will take effect from their publication on our website and we will always notify you of the changes that have occurred.

By using our services and providing your personal data after such modifications, you consent to them.

  1. Responsibility

AROTUBI provides for the responsibility of agents acting in the data processing processes, in accordance with articles 42 to 45 of the General Data Protection Law.

We are committed to keeping this Privacy Policy up to date, observing its provisions and ensuring its compliance.

In addition, we are also committed to seeking technical and organizational conditions that are safely able to protect the entire data processing process.

If the National Data Protection Authority requires the adoption of measures in relation to the processing of data carried out by AROTUBI, we undertake to follow them.

10.1 Disclaimer

As mentioned in Topic 6, although we adopt high security standards in order to avoid incidents, there is no entirely risk-free web page. In this sense, AROTUBI is not responsible for:

I – Any consequences arising from the negligence, recklessness or malpractice of users in relation to their individual data. We guarantee and are responsible only for the security of the data processing processes and the fulfillment of the purposes described in this instrument. We emphasize that the responsibility for the confidentiality of access data lies with the user;

II – Malicious actions of third parties, such as hacker attacks, unless proven guilty or deliberate conduct of AROTUBI. We emphasize that in the event of security incidents that may generate a risk or damage relevant to you or any of our users/customers, we will communicate to those affected and the National Data Protection Authority about what happened and we will comply with the necessary measures;

III – Untruthfulness of the information entered by the user/client in the records necessary for the use of AROTUBI’s services; any consequences arising from false information or inserted in bad faith are entirely the responsibility of the user/client.

  1. Data Protection Officer.

AROTUBI provides the following means for you to contact us to exercise your rights as a holder: email.

If you have questions about this Privacy Policy or about the personal data we process, you can contact our Personal Data Protection Officer through the following channels:

DPO:

Thaisa Demarchi

FORM DE CONTACT – LGPD