AROTUBI BRASIL

Laboratório da Qualidade

Composto por modernos equipamentos e pessoal qualificado, o Laboratório da Qualidade Arotubi esta adequado para execução de ensaios químicos, mecânicos e elétricos exigidos por normas, assegurando a qualidade de produtos e processos.

Laboratório da Qualidade
  • Ensaios de propriedades mecânicas:

    Os ensaios são realizados nos produtos extrudados de alumínio, com ou sem trefilação posterior, e têm suas propriedades mecânicas definidas para cada classe de produto conforme ABNT/NBR 7000:2005, normas internacionais e de acordo com os requisitos específicos de cada cliente.

    Os testes seguem conformidade com a norma NBR 7549:2001. Os produtos sofrem ensaios mecânicos para determinar as propriedades dos mesmos através de testes tais como limite de resistência à tração, limite convencional de escoamento e alongamento, através de uma máquina de tração.

    Teste de expansão: Através de um alargador cônico, o corpo de prova é submetido a uma deformação a fim de verificar a qualidade do tubo. Estes testes são realizados conforme especificações de normas e requisitos específicos de cada cliente.

    Teste de dureza: Determina a resistência à deformação, normalmente relacionando-se a carga aplicada a um penetrador, de forma específica, com profundidade ou área de superfície da impressão produzida. Estamos capacitados a realizar testes de dureza como: Dureza Rockell, Dureza Brinell e Dureza Vickers.

    Ensaio de rugosidade: Através de um apalpador verifica-se o nível de rugosidade na superfície da peça conforme normas NBR 8404/DIN, DIN – ISO/JIS.

  • Ensaios de propriedades químicas:

    Ensaio residual: Determina o teor de óleo e de resíduos contidos no interior de componentes através de ensaios de resíduos solúveis e insolúveis conforme normas NBR 14665, NBR 14666.

    Ensaio de umidade: Avalia o teor de umidade contido no interior dos componentes através da utilização do equipamento Karl Fischer, em conformidade com as normas NBR 14667, NTB 80301 e NTB 50010.

    Ensaios de névoa salina e swaat teste: Métodos de ensaios de exposição à atmosfera úmida saturada, com condensação na superfície dos materiais metálicos revestidos e não revestidos para determinar a resistência à corrosão, por exposição à nevoa salina conforme NBR 8094, NBR 14905, DIN 50021 e swaat conforme ASTM G 85 e ASTM 1141.